COLETIVO FILHOS DA TERRA

Coletivo Filhos da Terra

Band :
Label :

1- CONFECÇÃO DE UM MINHOCÁRIO

OU VERMI-COMPOSTEIRA CASEIRA.

O que é compostagem?

A compostagem é um processo de produção de composto fertilizante ou húmus, através da decomposição natural em presença de oxigênio (aeróbica) e com o auxílio de microorganismos. Material orgânico como restos de comida, folhas de árvores, restos de poda, até jornal e restos de madeira pode ser compostado.

A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. A vermicompostagem é um tipo de compostagem que utiliza minhocas além dos micro-organismos naturais para degradar a matéria orgânica. O processo ocorre mais rápido que a compostagem sem minhocas e produz como substrato o húmus de minhoca. Este é um adubo rico em nutrientes e ótimo para as plantas.

Com a vivência buscamos conscientizar o público sobre o impacto causado pela má administração dos resíduos gerados nas residências e dos restos orgânicos criar um composto rico em nutrientes para plantio caseiro ou rural.

Durante a prática da oficina debatemos com o publico presente sobre a importância da eco-educação , que nos da autonomia para começarmos por nós mesmo a mudança do mundo.

2- BOMBAS DE FERTILIZAÇÃO

( Seed bombs )

Seedbombs é uma prática milenar Japonesa chamada “Tsuchi Dango”, que significa Bolinho de Terra. Nas áreas onde a terra tem sido intensamente explorada por métodos modernos, a

fertilidade natural é destruída. Fukuoka usava as Seedbombs para reabilitar a fertilidade natural da terra morta de modo que as culturas alimentares poderiam ser feitas com sucesso novamente.

Seedbomb no contexto Urbano Em Nova York na década de 1970, um grupo de ativistas urbanos, liderados por Liz Christy e inspitados pelos trabalhos desenvolvidos por Fukuoka, lançavam em terrenos abandonados as Bombas de Sementes, inicialmente feitas a partir de balões cheios de sementes de tomate e fertilizantes, a fim de tornar os bairros mais bonitos. Era o início do movimento de Jardinagem de Guerrilha. E com essa proposta que o Filhos da terra traz essa vivencia para os eventos, após a oficina os participantes agora, mais conectados a mãe terra, podem repassar os ensinamentos, trazendo mais guerreiros para nossa guerra verde.

Mais informações do projeto:
https://www.facebook.com/filhosdaterratrance/

Curtam: Santa Liberdade
Evento: goo.gl/Ljx96G
? @santaliberdadeoficial
soundcloud.com/santa-liberdade
Site: www.santaliberdade.com.br